Cuide de você
para cuidar
de todos

O novo Coronavírus
(Covid-19)

Um momento difícil, repleto de desafios para a ciência, que busca uma vacina para erradicar a pandemia. É um período desafiador também para todas as pessoas do mundo que o enfrentam com as armas possíveis, evitando aumentar as curvas de contaminação.

A Minasligas, em seus 40 anos de história, enfrentou diversos desafios e agora se empenha em colaborar, junto com toda a sua equipe, em mais este combate.

Compartilhamos, com você e seus familiares, as ações e medidas preventivas adotadas pela empresa, conforme as normativas do Ministério da Saúde, com o intuito de garantir a saúde e a segurança de todos.

Preparamos informações precisas sobre o Coronavírus para, juntos, ajudarmos a combater o avanço da pandemia. A ação de todos nós somará esforços.

Os primeiros acontecimentos relacionados ao novo coronavírus (COVID-19) foram na China. O primeiro caso confirmado no Brasil foi em 26 de fevereiro de 2020, no Estado de São Paulo. A COVID-19 é uma doença causada pelo coronavírus, que apresenta um quadro clínico que varia de infecções assintomáticas a quadros respiratórios graves. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a maioria dos pacientes com COVID-19 (cerca de 80%) podem ser assintomáticos e cerca de 20% dos casos podem requerer atendimento hospitalar por apresentarem dificuldade respiratória e, desses, aproximadamente 5% podem necessitar de suporte para o tratamento de insuficiência respiratória (suporte ventilatório).

Grupo de risco: Portadores de doenças crônicas, como diabetes, hipertensão e asma, indivíduos acima de 60 anos são os mais propensos a terem complicações da COVID-19.

Caso apresente sintomas de gripe, comunique imediatamente ao serviço médico da empresa e siga as orientações do Ministério da Saúde.

A empresa está atenta e atuante a todas as diretrizes e determinações, seguindo todos os protocolos e recomendações de modo a impedir, senão a mitigar ao máximo, o risco de disseminação da doença. Nesse momento é importante a colaboração e participação individual de todos os empregados da empresa, pois assim daremos sustentação às ações implantadas pela empresa.

Dr. Wagner Figueiredo Tavares
Médico do Setor de Saúde da Minasligas

Nossas ações
de combate

Fazenda de Reflorestamento Minasligas. Medição de temperatura do caminhoneiro.

Fazenda de Reflorestamento Minasligas. Medição de temperatura de todos os empregados.

Fazenda de Reflorestamento Minasligas. Medição de temperatura de todos os empregados.

Fábrica
Adoção de distanciamento seguro nos refeitórios

Fábrica - escritório administrativo
Adoção do uso de máscaras para todos os empregados

Plano de Contingência
Minasligas – Covid-19

Plano de
Contingenciamento
Minasligas

Implantação do Comitê de Crise > engajado com a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho – SESMT

Essa estratégia foi implantada com intuito de estudar, solicitar apoio interno e externo e adotar medidas preventivas para impedir a contaminação pelo Coronavírus (COVID-19). O objetivo é proteger todos os empregados, prestadores de serviços, visitantes e aqueles que, direta ou indiretamente, participam da cadeia produtiva em todas as unidades (Pirapora, Belo Horizonte e plantas de reflorestamento no Norte de Minas).

Uso obrigatório de
equipamentos de proteção
individual – EPI’s

 

Medida direcionada especialmente a porteiros, recepcionistas, equipe de atendimento ao público interno e externo, todos os empregados, bem como visitantes, caminhoneiros, prestadores de serviços, entre outros.

Uso de máscaras cirúrgicas, PPF2 e óculos incolores

 

Obrigatório para porteiros, atendentes do RH, profissionais do serviço médico e do setor de alimentação e, também, a todos aqueles cujas atividades demandem contato com o público interno e externo. Na área industrial os empregados utilizam a PPF2.

Diminuição do fluxo de
funcionários e divisão de
horários das refeições

Medição de temperatura e aplicação de questionário na entrada da fábrica

Aplicação de questionário de triagem e medição da temperatura corporal dos empregados na portaria da fábrica da Minasligas. Ação emergencial, devendo ser cumprida até segunda ordem.

Suspensão do ponto biométrico

Autorização do registro da jornada de trabalho apenas com o cartão de ponto individual.

Suspensão de todas as atividades no Grêmio Recreativo Minasligas – Gremil

Entrega de informativos atualizados de prevenção para empregados com acesso via intranet, e também, disponíveis para download aqui.

Teletrabalho (Home Office) – Ação LOCKDOWN (paralisação total ou parcial do deslocamento de pessoas)

Em função do estado de calamidade pública, decretado para controlar a propagação do novo Coronavírus (COVID 19), foi implantada essa modalidade de trabalho para evitar ambientes com aglomerações de pessoas e proporcionar o isolamento social. Os empregados que trabalham em setores cujas atividades possam ser realizadas de maneira remota já estão no modo teletrabalho, mediante a utilização de recursos de tecnologias de informação e de comunicação.

Limpeza e materiais de higienização

Aumento da equipe de limpeza e utilização de produtos mais eficazes no combate ao Covid-19, conforme instruções dos órgãos oficiais de saúde.

Pesquisa dos melhores produtos de assepsia e limpeza (ambientais e pessoais). Aumento do estoque de álcool em gel 70%.

Higienização e ventilação

Desinfecção dos crachás dos visitantes e caminhoneiros antes e depois do uso, além da retirada do cordão.

Distribuição de álcool em gel em todos os ambientes da fábrica.

Manutenção dos ambientes de trabalho ventilados e com as portas abertas.

Transporte coletivo

Reforço da limpeza e higienização dos ônibus e orientação aos usuários para que mantenham a ventilação dos veículos e o distanciamento.

Incentivo aos empregados para a utilização de transporte próprio.

Ações de ajuda comunitária

A Minasligas está apoiando ações de ajuda comunitária, coordenadas pela FIEMG, ABRAFE, SINFERSI, Governo de Minas Gerais e Fundação Hospitalar Dr. Moisés Magalhães Freire de Pirapora/MG.

Pirapora recebe respiradores para o enfrentamento do COVID-19

Autor: Hebert Vinicius/ASCOM. Foto: ASCOM. O empenho da Prefeitura de Pirapora se intensifica, cada vez mais, no enfrentamento ao Coronavírus (COVID-19). Além das inúmeras medidas colocadas em prática e oficializadas por decretos e da mobilização e capacitação de profissionais, a melhoria e a ampliação da estrutura de saúde, oferecidas à população, também têm sido pontos centrais.

Na tarde da terça-feira (14/04), a Prefeita Marcella Fonseca Ribas, acompanhada da Secretária de Saúde, Maria Cândida Fiuza, esteve na Fundação Hospitalar Dr. Moisés Magalhães Freire para acompanhar o recebimento de três respiradores, que foram adquiridos junto à Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).

Clique aqui e saiba mais

Doações
Doação de 130 mil reais para a Fundação Hospitalar Dr. Moisés Magalhães Freire, em Pirapora/MG, destinados à compra de EPI’s e materiais hospitalares, tais como: álcool em gel, 30 mil máscaras cirúrgicas, cinco mil aventais, óculos de proteção, luvas e outros itens fundamentais para a proteção dos profissionais de saúde.

Aporte financeiro de R$ 3 milhões para o Sistema de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais realizado no fundo de investimento criado pela FIEMG, Governo do Estado de Minas Gerais e grupo de empresas mineiras do qual a Minasligas participa. O objetivo foi a aquisição de respiradores, equipamentos e materiais hospitalares, além da estruturação do Hospital de Campanha de Pirapora.

A Minasligas solicitou no termo de Investimento do Fundo, ao Sr. Governador Romeu Zema Neto, o atendimento imediato às demandas para equipar o Hospital de Campanha de Pirapora. Também foi solicitado que, ao final da crise, com a desmobilização dos Hospitais de Campanha, que os equipamentos e materiais equivalentes ao valor doado pela Minasligas sejam destinados aos hospitais da rede pública da Cidade de Pirapora e de Buritizeiro.

Manuais
sobre cuidados

Disponibilizamos manuais de instruções para seu conhecimento de modo que você possa adotar as condutas corretas de proteção, garantindo a sua saúde e a do próximo.

Uso de máscara – outro
forte aliado para você
usar sempre que sair

 

Obrigatoriedade
eficaz

 

O uso de máscaras também ajuda a combater o contágio pelo Coronavírus. Conforme a recomendação do Ministério da Saúde, ao sair em áreas externas, use a sua máscara. Em Belo Horizonte e em outras cidades no país, foi decretado o uso de máscara ao sair de casa. Esta medida passou a vigorar no dia 17 de Abril de 2020 e por tempo indeterminado.

Aprenda a fazer sua própria máscara ou adquira as de confecção caseira para que as de uso profissional, sejam designadas única e exclusivamente para os hospitais.

Cuide bem de sua máscara
Veja os procedimentos
adequados:

Faça você mesmo sua máscara caseira ou adquira as de pano manufaturadas em algodão, deixando as cirúrgicas para uso hospitalar. Além de algodão, elas podem ser feitas em tricoline ou em TNT, desde que tenham duas camadas de tecido para proteção efetiva, conforme recomendado.

Antes de utilizá-la, certifique-se que a mesma está protegida em saco plástico. Primeiramente lave as mãos, depois pegue pelas laterais dos elásticos e prenda a máscara atrás das orelhas. NUNCA toque com as mãos na frente da máscara, próximo ao nariz ou a boca antes de lavar as mãos com água e sabão ou de usar álcool em gel 70%.

Após duas horas de uso, troque de máscara. Para removê-la segure pelos elásticos laterais. NUNCA toque a máscara na região frontal. Lave-a com água e sabão e a coloque em solução de água + água sanitária (hipoclorito de sódio) por cerca de 20 minutos. Depois retire-a, coloque-a para secar, pegue um saco plástico limpo com as mãos higienizadas  e guarde a máscara nele sem deixar frestas abertas. Tomando todos esses cuidados, sua durabilidade será em torno de 30 dias.

“O Ministério da Saúde afirmou que a máscara caseira faz uma barreira tão efi ciente quanto às demais máscaras. “A diferença é que ela tem que ser lavada pelo próprio indivíduo para que se possa manter o autocuidado. Se ficar úmida tem que ser trocada.”

Veja como é fácil fazer sua máscara